Campeã mundial no skate, Raicca Ventura ressalta a força do esporte em Belém: "Muito feliz" - Estado do Pará Online

Campeã mundial no skate, Raicca Ventura ressalta a força do esporte em Belém: “Muito feliz”

Aos 18 anos, atleta esteve nos últimos Jogos Olímpicos com a Seleção Brasileira e ficou na 12° posição.

Belém recebeu um laboratório de skate promovido pelo Banco do Brasil na Green Zone, uma das áreas que integram a Conferência do Clima da ONU. Nesta quinta-feira, 20, alguns dos principais nomes da modalidade no Brasil – como o decacampeão mundial Bob Burniquist – participaram do evento no skatepark do Parque da Cidade.

E entre a nova geração do esporte nacional, Raicca Ventura, de apenas 18 anos, pôde interagir com os adeptos da modalidade no Pará. Integrante da Seleção Brasileira, a paulista de Santo André acumula um título mundial, conquistado em 2024, e um 12° lugar nos Jogos Olímpicos de Paris, no mesmo ano.

Em Belém, Bob Burniquist celebra nova fase do skate brasileiro: “Várias gerações aqui”

Para ela, é motivo de felicidade poder chegar em Belém e ver a pista lotada. Raicca lembrou que a pratica do skate vem desde pequena e que poder dividir o mesmo espaço que o “ídolo” Bob Burniquist é algo inspirador.

É muito legal (estar aqui em Belém). Como ando de skate desde pequena, ver que tem uma pista aqui em Belém, onde todas as pessoas vão poder praticar a modalidade, me deixa muito feliz. O Bob (Burniquist) sempre foi o meu ídolo. É uma inspiração ver que ele está presente aqui”, disse.

Olho no futuro

Enquanto Raicca Ventura já caminha no cenário mundial da modalidade, a manauara Daniela Vitória, de 16 anos, ainda batalha para ir além no skate. Pela segunda vez em Belém, ela relembra que a carreira foi iniciada na cidade, em um evento promovido na Praça do Marex.

É minha segunda vez em Belém, sou de Manaus. Minha carreira começou aqui, quando disputei a seletiva que aconteceu no Marex. Ver que hoje a pista está cheia de gente, com muita evolução, estou muito feliz de acompanhar isso”, disse.

Daniela destacou ainda o objetivo de chegar aos Jogos Olímpicos com a Seleção Brasileira representando a região norte do Brasil.

É incrível, uma sensação única estar na minha região e mostrar que o sol é pegado, mas tem muito skate. Estou me esforçando bastante. É evoluir e quem sabe chegar em uma Olimpíada”, finalizou.

Leia também:

CBF apresenta projeto de sustentabilidade na COP 30; saiba como vai funcionar