COP30: Painel discute caminhos para conectar produtores agroecológicos da Amazônia ao mercado - Estado do Pará Online

COP30: Painel discute caminhos para conectar produtores agroecológicos da Amazônia ao mercado

O painel será realizado às 10h30 desta quarta feira (19), no Pavilhão Pará (Green Zone), na Sala Castanheira.

A COP30 recebe, nesta quarta-feira (19), um debate voltado à agroecologia, bioeconomia e segurança alimentar na Amazônia, com foco em soluções práticas para aproximar produtores da sociobiodiversidade dos mercados de impacto. O painel “Agroecologia, Bioeconomia, Soberania e Segurança Alimentar na Amazônia: do território ao mercado — fechando o circuito com qualidade, rotulagem e compras públicas” será realizado às 10h30, no Pavilhão Pará (Green Zone), na Sala Castanheira.

O encontro será mediado pelo professor Diego Aires, da Universidade Estadual do Pará (UEPA), e reunirá representantes de diferentes setores da cadeia produtiva amazônica. Participam José Oeiras, da Ação da Cidadania – Comitê Pará (sociedade civil/SAN); o produtor Franquismar Marciel “Frank”, da APACC/Rede JIRAU (territórios produtivos); Joanna Martins, da Manioca/Instituto Paulo Martins (indústria); e o chef Maurício Façanha, do restaurante Ver-o-Açaí (gastronomia).

O painel discutirá como articular, de forma efetiva, produtores e produtoras agroecológicos da região com indústrias, restaurantes e políticas de compras públicas, garantindo qualidade, regularidade de oferta, preço justo, conservação ambiental e participação social. A proposta busca fortalecer cadeias sustentáveis e valorizar a sociobiodiversidade amazônica com foco no desenvolvimento regional.

O evento integra a programação oficial do Pavilhão Pará e destaca a crescente relevância da bioeconomia e da alimentação sustentável nas agendas climáticas e de desenvolvimento apresentadas na COP30.

Leia também: