O HRBA, em Santarém, trouxe um clima diferente ao Novembro Roxo ao organizar um ensaio fotográfico na UTI Neonatal com bebês prematuros que ganharam capas de super-heróis. A iniciativa integrou a programação da campanha voltada à conscientização sobre a prematuridade e emocionou as famílias ao longo dos dias 13 a 18.
Os registros, que serão entregues aos responsáveis, mostram crianças vestidas como Batman, Mulher-Maravilha, Super-Homem e Capitão América. Para a supervisora de humanização, Karine Campos, o tema traduz a força desses pequenos. “São guerreiros que estão lutando pela vida. O ensaio vai ser disponibilizado para que as mães possam mostrar para os filhos no futuro e eles se lembrem dessa grande vitória que tiveram”, destacou.

Entre os participantes estava o pequeno Josué dos Santos Sousa, internado desde o fim de outubro. A mãe, Laís dos Santos Sousa, comemorou o momento especial. “Vamos lembrar de uma fase que meu filho passou e foi forte. Ele fica lindo com a capa do Batman e com qualquer roupa”, disse. Vinda de Novo Progresso, Maria de Los Angeles Escalante também se emocionou ao ver a filha, Leanna, participar da sessão: “Eu amei. Foi muito bom. Ela ficou muito bonita”.
Com 29 leitos e referência para 29 municípios, o setor neonatal acompanha bebês prematuros, de baixo peso e aqueles com complicações no nascimento. Só este ano, entre janeiro e outubro, 283 pacientes passaram pela unidade, que mantém monitoramento contínuo.

A programação do Novembro Roxo também incluiu o 1º Encontro da Prematuridade, realizado no dia 14, reunindo cerca de 30 profissionais e estudantes para capacitação sobre assistência neonatal. Médicos, enfermeiros, técnicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos do próprio hospital ministraram palestras sobre segurança, pré-natal de alto risco e cuidados essenciais.
O diretor-geral, Matheus Coutinho, reforçou o propósito da iniciativa. “Nada melhor do que capacitar não só os nossos colaboradores, mas também toda a sociedade. Somado a isso, pensamos no ensaio fotográfico para ressaltar a força e a luta desses pequenos guerreiros”, afirmou.

Localizado na Avenida Sérgio Henn, em Santarém, o hospital é referência regional e atende exclusivamente por meio da Central de Regulação do Estado.












Deixe um comentário