A pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (13), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, aparecem tecnicamente empatados em um eventual segundo turno nas eleições de 2026.
De acordo com o levantamento, Lula tem 42% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro soma 39%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois estão empatados dentro da margem.
A pesquisa também indica que a vantagem de Lula diminuiu em relação a outros possíveis adversários, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Jr. (PSD), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil), Eduardo Bolsonaro (PL) e Eduardo Leite (PSD).
Na comparação com Ciro Gomes (PSDB), a diferença caiu quatro pontos, no limite da margem de erro. Já em relação a Michelle Bolsonaro (PL), a oscilação foi de três pontos para baixo. O levantamento também testou pela primeira vez o nome de Renan Santos (Missão), sem possibilidade de comparação com pesquisas anteriores.
Confira as variações da vantagem de Lula sobre os possíveis rivais desde outubro:
- Jair Bolsonaro (PL): caiu de 10 para 3 pontos (de vitória para empate técnico);
- Ciro Gomes (PSDB): de 9 para 5 pontos;
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): de 12 para 5 pontos;
- Ratinho Jr. (PSD): de 13 para 5 pontos;
- Romeu Zema (Novo): de 15 para 7 pontos;
- Ronaldo Caiado (União Brasil): de 15 para 7 pontos;
- Michelle Bolsonaro (PL): de 12 para 9 pontos;
- Eduardo Bolsonaro (PL): de 15 para 10 pontos;
- Eduardo Leite (PSD): de 23 para 13 pontos;
- Renan Santos (Missão): vantagem de 17 pontos (estreia na pesquisa).
O levantamento da Quaest, encomendado pela Genial Investimentos, foi realizado entre os dias 6 e 9 de novembro, com 2.004 entrevistas presenciais em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.
Leia também:












Deixe um comentário