A TIM reforça sua presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém. Integrante do seleto grupo de organizações referência em gestão das mudanças climáticas pelo Carbon Disclosure Project (CDP), a operadora participa de discussões sobre diversos temas e recebe uma importante homenagem da B3: é uma das 30 empresas brasileiras presentes em todos os índices sustentáveis da Bolsa de Valores.

“A TIM Brasil é líder climática pelo CDP, única operadora em todos os índices de sustentabilidade da B3 e possui um Plano ESG com metas até 2040. Faz sentido estarmos na COP30, onde as discussões e decisões pautarão não apenas as formas de governar países, mas também de fazer negócios nos próximos anos”, comenta Anna Carolina Meireles, Head de ESG da companhia.
A executiva participa de três painéis durante a conferência. No dia 13, ela integra o debate “Governança de impacto: a união dos três setores pelo ESG Real”, organizado pelo movimento Instituto Fome de Tudo, CAIXA, ELO e TIM. O encontro apresenta casos de impacto, inclusão e economia circular, discutindo modelos de governança e integração tecnológica que transformam o ESG em resultados mensuráveis e replicáveis.
Ainda na quinta-feira, Anna Carolina estará na Casa Brasil, participando do painel “Conexão que Transforma, Letramento e Inclusão Digital para o Legado Sustentável nas Infovias Amazônicas”. O evento é promovido pela EAF (Entidade Administradora da Faixa), organização responsável pela limpeza da faixa de 3,5 GHz para o 5G e pelo programa de migração de parabólicas antigas para digitais. Já no dia 14, ela será uma das palestrantes na Casa Diálogo CEBRI, no painel “Do planejamento Net Zero à ação: como preparar o mercado para energias renováveis e soluções de baixo carbono”.
A homenagem da B3 ocorre no dia 12, na EY House, e celebra as 30 companhias presentes nos três principais índices ESG do mercado brasileiro. A TIM está há 17 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, um recorde entre as empresas de telecomunicações. A companhia também integra o Índice de Carbono Eficiente (ICO2), que reconhece empresas comprometidas com a transparência das emissões e a transição para uma economia de baixo carbono, além do IDIVERSA, voltado à diversidade de gênero e raça nas corporações.
Destacando o papel essencial da conectividade para um futuro mais sustentável, a TIM também está presente em uma publicação do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), lançada durante a COP30. O documento reúne soluções empresariais para enfrentar as mudanças climáticas e traz, entre os destaques, o case “4G TIM no Campo”. A operadora já conecta mais de 23 milhões de hectares no Brasil, promovendo inovação, eficiência e práticas responsáveis no agronegócio. A Fazenda Conectada Modelo, parceria com a Case IH no Mato Grosso, foi analisada pela Agricef e Unicamp, que comprovaram redução de 25% no consumo de diesel e aumento de até 18% na produtividade.
Reforço em infraestrutura de rede e estrutura comercial
A TIM já está presente em 100% dos bairros de Belém com tecnologia 5G, cobrindo os 71 bairros da cidade. A operadora também oferece cobertura 5G na Região Metropolitana, incluindo Ananindeua, Marituba, Castanhal, Barcarena, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará.
Com o objetivo de ampliar a conectividade, a companhia realizou reforços em toda a cidade como preparação para a COP30, com destaque para os principais pontos que agora contam com nova infraestrutura permanente, um legado que permanecerá para Belém. Entre os locais beneficiados estão o Parque da Cidade, onde ocorrem as reuniões oficiais da conferência (Blue Zone e Green Zone), e o Hangar, Centro de Convenções da Amazônia, palco de eventos oficiais.
Outros pontos de grande circulação também receberam expansão do 5G, como o Aeroporto Internacional de Belém, Mangueirão, Porto Futuro, Vila Líderes, Parque do Utinga, Ver-o-Peso, Estação das Docas e Casa das 11 Janelas. Já o Terminal Portuário do Distrito de Outeiro, que abriga transatlânticos usados como hotéis flutuantes, recebeu uma infraestrutura temporária.
Recentemente, a TIM também levou cobertura 5G e 4G para a Ilha do Combu, um dos principais pontos turísticos, ecológicos e gastronômicos de Belém, promovendo inclusão digital para mais de 2 mil moradores ribeirinhos e milhares de turistas que visitam o local diariamente.
Para facilitar a logística e o atendimento aos clientes durante a COP30, a TIM inaugurou dois quiosques em pontos estratégicos da cidade, um no Aeroporto Internacional de Belém e outro na entrada do Parque da Cidade, com todo o material disponível também em inglês. Além disso, a operadora mantém lojas próprias em todos os shoppings da capital.
Leia também:










Deixe um comentário