Uma Pesquisa realizada pela Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), em parceria com a Equidade.Info, aponta que apenas um em cada dez estudantes brasileiros até o ensino médio sabe o que é a COP30, Na rede privada o número de alunos que conhecem sobre o que se trata o evento quadruplica.
O levantamento, feito entre agosto e setembro deste ano, ouviu 3.127 alunos, 372 professores e 210 gestores de 198 escolas públicas e privadas em todas as regiões do País. Segundo a pesquisa, embora sete em cada dez estudantes afirmem já ter ouvido falar em mudanças climáticas, apenas um terço consegue explicar o que o termo significa, enquanto outro um terço admite não saber nada sobre o tema, evidenciado uma lacuna no entendimento sobre o tema
Vivência e falta de preparo
Mesmo com o baixo conhecimento sobre o assunto, os estudantes afirmam ter passado por dias de calor extremo: mais de 70% dos alunos entrevistados dizem ter passado por situações como essa no último ano. Apesar disso, 64% dizem que a escola oferece pouca ou nenhuma preparação para lidar com esses impactos, revelando um descompasso entre experiência e aprendizado.
Entre os professores, essa percepção é ainda mais acentuada: 69% consideram que as instituições de ensino não preparam adequadamente os jovens para enfrentar os impactos do aquecimento global, reforçando a sensação de despreparo expressa pelos alunos.
Diferenças regionais
A região Norte, que sediará a COP30, concentra os estudantes mais bem informados sobre o evento, 27% afirmam conhecer a conferência. Entre os professores, o índice é ainda maior, chegando a 77%, o que indica maior envolvimento dos educadores. Já o Nordeste apresenta os menores níveis de conhecimento: apenas 4% dos alunos e 52% dos docentes afirmam estar cientes do tema, ambos abaixo da média nacional, conforme apontam os dados da pesquisa.
Leia também:










Deixe um comentário