O Governador da Califórnia, Gavin Newsom, cumpre agenda nesta terça-feira, 11, em Belém ao lado do Governador do Pará, Helder Barbalho. Durante a visita, ocasionada pela COP 30, Gavin vai conhecer as instalações do Parque da Bioeconomia e Inovação da Amazônia, localizado no Porto Futuro 2 e que integra o chamado Vale Bioamazônico, lançado nessa segunda-feira na abertura do Pavilhão do consórcio Amazônia Legal na COP 30.
Segundo divulgado pela Agência Pará, o encontra visa aproximar os dois governos e os ecossistemas de inovação de forma estratégica, com o Vale Bioamazônico e o polo tecnológico do Vale do Silício, dos Estados Unidos. O Parque da Bioeconomia está instalado nos Armazéns 5 e 6 do complexo do Porto Futuro, ocupando uma área de seis mil metros quadrados.
Nessa segunda-feira, 10, o Governador Helder Barbalho apresentou o Vale Bioamazônico, que vai integrar ainda o Museu das Amazônias e o Parque de Ciências e Tecnologia do Guamá (PCT Guamá), além do Parque da Bioeconomia.
Durante o evento, Helder Barbalho reforçou o conceito de trazer para a Amazônia algo semelhante ao feito no Vale do Silício, nos Estados Unidos. Para ele, chegou a vez da região amazônica mostrar que não é apenas um “santuário intocado”.
Se vocês têm o Vale do Silício, nós temos o Vale Bioamazônico: serão as moléculas, as raízes, as plantas que vão transformar a nossa realidade aqui. Chegou a nossa grande chance de mostrar que a Amazônia não é apenas um santuário intocado, mas um território de gente, conhecimento e inovação que pode liderar a bioeconomia do planeta”, disse.
Leia também:
COP30: veja a programação do segundo dia de debates em Belém









Deixe um comentário