“A resposta somos nós”: deputada Célia Xakriabá cobra líderes globais e defende protagonismo indígena na COP30 - Estado do Pará Online

“A resposta somos nós”: deputada Célia Xakriabá cobra líderes globais e defende protagonismo indígena na COP30

Em conversa exclusiva com o Estado do Pará Online, Célia Xakriabá reforça que os povos originários são chave para o futuro do planeta

Foto: Elielson Almeida

Em entrevista exclusiva ao Estado do Pará Online (EPOL), a deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) reforçou a importância do reconhecimento dos territórios indígenas como parte essencial das estratégias de mitigação da crise climática. Em entrevista exclusiva ao Estado do Pará Online, a parlamentar comentou a fala do presidente, que em seu discurso oficial mencionou duas vezes os povos indígenas como protagonistas na defesa do meio ambiente.

“Isso é muito importante, porque já não dá mais para os países, para os líderes globais, ficarem se perguntando o que fazer para enfrentar a crise climática. A resposta já está dada. Assim como diz a maior campanha dos povos indígenas: a resposta somos nós”, afirmou Célia.

A deputada enfatizou que a floresta é também um espaço de vida humana, sustentado por povos que há séculos preservam os biomas brasileiros. “A floresta também é feita de gente — de pessoas que vivem e cuidam, sejam apanhadoras de castanha, de coco babaçu, de saberes e modos de vida”, destacou.

Para Célia, reconhecer o papel das comunidades tradicionais e ribeirinhas é fundamental para compreender a diversidade ambiental do país.“A COP acontece na Amazônia, mas também estão aqui as lutas da Mata Atlântica, do Cerrado, da Caatinga, do Pampa e do Pantanal”, lembrou.

Ela também comentou sobre os recentes desastres ambientais no Paraná, relacionando-os ao negacionismo climático.“O que aconteceu no Paraná é reflexo do negacionismo climático. É preciso reconhecer: a Amazônia não é apenas um bioma. A Amazônia é uma tecnologia, é solução, é uma mulher”, concluiu.

Leia também: