Operação Enem 2025 é concluída sem incidentes graves no Pará - Estado do Pará Online

Operação Enem 2025 é concluída sem incidentes graves no Pará

Mais de 4 mil agentes participaram da Operação Enem 2025, em 86 municípios paraenses.

A atuação integrada das forças de segurança do Pará e de órgãos federais garantiu a normalidade no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo (9), em 86 municípios paraenses. A ação foi coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Mais de 4 mil agentes participaram da Operação Enem 2025, que incluiu a escolta dos malotes de provas, o monitoramento do entorno dos locais de aplicação e a organização do trânsito nas principais vias de acesso às escolas. De acordo com o balanço divulgado pela Segup, o exame ocorreu dentro da normalidade, com apenas três ocorrências registradas em todo o Estado.

Segundo o secretário-adjunto de Operações da Segup, coronel PM Ed-Lin Anselmo, o resultado foi considerado positivo.

“O primeiro dia de aplicação da prova ocorreu dentro do esperado, com todas as escoltas, policiamento ostensivo e monitoramento executados conforme o planejamento. As ocorrências registradas foram pontuais e as providências foram adotadas imediatamente”, afirmou o coronel.

Ocorrências

Em Cametá, um candidato foi flagrado com um celular no bolso e o porta-objetos violado, contendo apenas a capa do aparelho. Ele foi eliminado do exame, e a Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o caso.
Em Uruará, um celular foi encontrado dentro do banheiro de uma escola e entregue às autoridades, que apuram o fato.
Já em Curuçá, a Polícia Militar foi acionada para conter uma perturbação nas proximidades de um local de prova, situação que foi rapidamente controlada.

Energia restabelecida

Houve ainda registro de nove interrupções no fornecimento de energia em seis municípios — Bragança, Soure, São Sebastião da Boa Vista, Oeiras do Pará, Mocajuba, Senador José Porfírio e Santa Izabel do Pará. Todas as ocorrências foram solucionadas sem prejuízo à realização do exame.

A operação foi concluída à noite, com a escolta reversa dos malotes para as centrais de segurança, de onde seguirão para São Paulo (SP), onde as provas serão corrigidas.

Leia também: