Belém inaugura a primeira unidade pública de compostagem - Estado do Pará Online

Belém inaugura a primeira unidade pública de compostagem

Projeto reforça compromisso da capital paraense com a redução de emissões e a sustentabilidade às vésperas da COP30

Foto: Igapó

A primeira central pública de compostagem e resíduos orgânicos em Belém será inaugurada neste domingo (9), a partir das 9h30. O evento ocorre na sede da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (CONCAVES), com visita guiada e demonstração da tecnologia de tambor rotativo.

A unidade de compostagem terá capacidade para processar até 180 toneladas mensais de resíduos alimentares, restos de poda e folhas. A tecnologia mecanizada em tambor rotativo permitirá o reaproveitamento dos resíduos, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e promovendo o manejo adequado do material orgânico. 

Às vésperas da COP30, além de atender à demanda do evento, que deve gerar cerca de 13 toneladas diárias de resíduos orgânicos, o projeto valoriza o trabalho de catadores e catadoras de materiais recicláveis. 

A operação da unidade será conduzida por cooperativas locais, como as Redes Recicla Pará e Central da Amazônia, fortalecendo a economia circular e a inclusão socioeconômica. O composto produzido será destinado principalmente à agricultura familiar, fechando o ciclo de reaproveitamento e gerando renda adicional aos trabalhadores.

O espaço foi implementado pelo Instituto Pólis, em parceria com o Global Methane Hub (GMH), o governo federal, a Prefeitura de Belém e o Governo do Estado, por meio da SEZEL, SEMAS e SEBRAE. Com apoio de instituições nacionais e internacionais, a nova unidade consolida uma política pública permanente de gestão de resíduos orgânicos em Belém.

A proposta busca reduzir as emissões do gás metano, responsável por quase 10% das emissões brasileiras, segundo o SEEG (2022), e transformar a capital paraense em referência amazônica em soluções sustentáveis.

Leia também: