O Ministério das Mulheres anunciou a criação de um canal exclusivo de atendimento para mulheres vítimas de violência durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre em Belém. O serviço, disponível até 30 de novembro, integra a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) e funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana.
A ação tem o objetivo de garantir proteção e acolhimento às participantes da conferência, especialmente às mulheres amazônicas. O canal opera em português, inglês, espanhol e Libras, com suporte gratuito e sigiloso. O atendimento prioriza a integração entre as secretarias de Segurança Pública e de Mulheres do Pará e o Ministério Público, permitindo resposta rápida às denúncias e acompanhamento do fluxo de cada caso.
As denúncias podem ser feitas pela própria vítima ou por terceiros. Além de registrar casos de violência, o serviço oferece informações sobre direitos e orientações sobre a rede de proteção, como Casas da Mulher Brasileira, delegacias especializadas e centros de referência. Entre janeiro e setembro deste ano, o Ligue 180 contabilizou mais de 113 mil denúncias de violência contra mulheres em todo o país.
Serviço
Ligue 180 (chamada gratuita e sigilosa)
WhatsApp: (61) 9610-0180
E-mail: central180@mulheres.gov.br
Atendimento em português, inglês, espanhol e Libras (tecla 0 para atendimento prioritário).
Em casos de emergência, acionar a Polícia Militar pelo 190.
Leia também:












Deixe um comentário