A Casa Branca divulgou neste domingo (26) uma foto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumprimentando o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). A imagem também foi compartilhada pela Embaixada dos EUA no Brasil, destacando o encontro oficial entre os líderes.
“É uma grande honra estar com o presidente do Brasil. Acho que conseguiremos fechar bons negócios para ambos os países. Sempre tivemos um bom relacionamento — e acho que continuará assim”, disse Trump, conforme publicação da Casa Branca.
Esta foi a primeira reunião oficial para tratar das tarifas aplicadas pelos EUA às exportações brasileiras. Antes, Lula e Trump haviam conversado por telefone e se encontrado brevemente durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, avaliou o encontro como positivo e reforçou que Lula solicitou a suspensão das tarifas enquanto ocorrem as negociações. “Trump declarou que dará instruções à sua equipe para começar um processo de negociação bilateral”, afirmou o chanceler.
Embora a expectativa fosse que as equipes negociassem ainda na noite de domingo (horário da Malásia), apenas uma conversa por telefone entre Vieira e Jamieson Greer ocorreu, adiando a reunião presencial para a manhã de segunda-feira (27). Vieira explicou que a meta é concluir em algumas semanas uma negociação bilateral que revise cada setor da tributação americana sobre o Brasil e que o país solicite a suspensão temporária das tarifas durante as negociações.
Além disso, o encontro serviu para definir a necessidade de visitas recíprocas entre os presidentes. “O presidente Trump quer ir ao Brasil e o presidente Lula aceitou também, disse que irá com prazer aos Estados Unidos no futuro”, completou o ministro.
Leia também:











Deixe um comentário