O Campeonato Paraense terá um novo sistema de disputa a partir de 2026. Com jogos únicos nas quartas e semifinal, e uma fase inicial com dois grupos de seis equipes, a competição deve iniciar entre os dias 23 e 25 de janeiro e seguir até o dia 8 de março. O formato foi definido em reunião nessa terça-feira, 21, entre clubes e FPF.
E um dos pontos avaliados pela Federação Paraense de Futebol é um possível acesso do Remo à Série A do Campeonato Brasileiro. Quarto colocado na Série B com 54 pontos, o Leão tem mais cinco jogos para manter a posição e subir de divisão.
Caso isso aconteça, a FPF garante já ter um plano para ajustar as datas do Campeonato Paraense, pois a Série A de 2026 vai iniciar no dia 28 de janeiro, conforme divulgou a CBF, em setembro, no novo calendário de competições.
Claro que a gente precisa que o Remo concretize o acesso à Série A. Naturalmente, caso isso aconteça, vamos ter impactos diretos na competição (Campeonato Paraense). A Série A começa no dia 28 de janeiro. É uma competição nacional e as datas se sobrepõe as competições estaduais”, disse Del Filho, Diretor de Competições da FPF, em entrevista à Rádio Clube do Pará.
Del explicou ainda que, por calendário, o Brasileirão vai utilizar somente as datas de meio de semana enquanto os campeonatos estaduais serão jogados aos finais de semana. No entanto, ele destacou que, caso o Remo suba à Série A, há ainda uma mudança na entrada da equipe na Copa do Brasil, que iria acontecer somente na quinta fase – por ser clube de Série A – e não mais na primeira fase, como está previsto no momento.
O calendário da CBF prevê que os estaduais serão jogados aos finais de semana. Nesse caso, todas as datas que o Remo não estiver jogando (pela Série A), serão ocupadas pelo campeonato estadual. Se o Remo jogar a Série A, tem também a questão da Copa do Brasil por causa de ranking. Vamos ter que fazer alguns ajustes por conta disso. Já fizemos este estudo, mas naturalmente vamos esperar porque muda se o Remo ficar na Série B ou subir à Série A”, finalizou.
Leia também:
FPF e clubes definem o novo formato do Parazão 2026; confira as mudanças
Deixe um comentário