STF determina reabertura de investigação sobre presidente do PL por golpe - Estado do Pará Online

STF determina reabertura de investigação sobre presidente do PL por golpe

Valdemar Costa Neto havia sido indiciado pela Polícia Federal, mas não foi denunciado pela PGR

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (21) retomar a investigação sobre o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, ligada a uma trama golpista envolvendo a disseminação de desinformação contra as urnas eletrônicas. A decisão foi aprovada por 4 votos a 1, seguindo a sugestão do relator, ministro Alexandre de Moraes.

A reabertura do inquérito busca apurar seu possível envolvimento em crimes de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. No ano passado, Valdemar já havia sido indiciado pela Polícia Federal, mas a Procuradoria-Geral da República não apresentou denúncia contra ele nos quatro núcleos de investigados que tentaram manter Jair Bolsonaro no poder após as eleições de 2022.

Durante a sessão, Moraes mencionou a atuação de Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, ex-presidente do Instituto Voto Legal, condenado na mesma ocasião. Rocha havia sido contratado pelo PL para produzir estudos que serviram de base a ações do partido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas quais foram divulgadas informações que questionavam a segurança da votação eletrônica.

Leia também: