Na tarde desta sexta-feira (17), um grupo de ambulantes denunciou uma ação violenta de agentes da Coordenadoria de Gestão de Belém (CGBEL), órgão vinculado à Prefeitura de Belém. A abordagem ocorreu em frente à Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, e foi registrada por pessoas que passavam pelo local e pelos próprios trabalhadores informais.
Na tarde desta sexta-feira (17), um grupo de ambulantes denunciou uma ação violenta de agentes da Coordenadoria de Gestão de Belém (CGBEL), órgão vinculado à Prefeitura de Belém. A abordagem ocorreu em frente à Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, na Praça do CAN. pic.twitter.com/NkScu47nGE
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) October 17, 2025
Nos vídeos compartilhados nas redes sociais, inclusive pela vereadora Vivi Reis, é possível ver a confusão e o momento em que ambulantes têm suas mercadorias derrubadas. Testemunhas relataram que os agentes empurraram os trabalhadores e agiram com truculência durante a fiscalização.
Um dos ambulantes, que preferiu não se identificar, afirmou que a prática tem se tornado recorrente. “Eles já chegam empurrando, batendo, e derrubam nossas coisas no chão. A gente tem certidão para atuar nesse período das festas, mas mesmo assim eles vêm com violência. Quando é alguém que não tem o documento, eles não orientam, só partem pra cima”, relatou.
A CGBEL é responsável por fiscalizar o uso do espaço público e manter a ordem urbana, incluindo o controle de ambulantes durante grandes eventos, como o Círio de Nazaré.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Belém para obter esclarecimentos sobre o episódio e aguarda retorno.
Deixe um comentário