A Jaguar Parade, uma das maiores exposições de arte urbana do mundo, marcou presença, pela primeira vez, em uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do Brasil: o Círio de Nazaré. Duas esculturas da mostra foram exibidas com exclusividade para os convidados da 15ª Varanda de Nazaré, espaço idealizado pela cantora Fafá de Belém, na Estação das Docas, em Belém.
Entre os convidados que puderam apreciar as obras estavam Rafa Kalimann, Fábio Porchat, Tati Machado, Malu Galli, Alane Dias, Francisco Gil, Dira Paes, Milton Cunha, Zaynara, Dona Onete, entre outros nomes que prestigiaram a união entre fé, cultura e arte.
Uma das esculturas expostas foi customizada pelo artista plástico Marinaldo Santos, do Distrito de Icoaraci, e permaneceu nos dois dias da Varanda: sábado (11), durante a Trasladação, e domingo(12), no dia da grande procissão do Círio. Antes disso, a peça assinada por Antônio Dias Júnior, do município de Abaetetuba, esteve presente no Sarau da Fafá, evento que abre oficialmente a programação da Varanda de Nazaré, realizado na sexta-feira (10), no Hotel Atrium Quinta de Pedras.
A Jaguar Parade chega oficialmente às ruas de Belém no dia 25 de outubro e segue até 30 de novembro, com 50 esculturas de onças-pintadas espalhadas por pontos icônicos da capital paraense. Destas, 38 foram customizadas no Pará, duas no Maranhão, e dez são reapresentações de edições anteriores realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis e no exterior, como Nova York (EUA), Cali (Colômbia) e Paris (França), durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Além de Fafá de Belém, que assume o posto de madrinha da Jaguar Parade Belém 2025, o movimento conta com o apoio de Gaby Amarantos e Isabelle Nogueira.
Exposição, leilão e impacto social
Após a exposição pelas ruas da capital da COP30, todas as esculturas serão leiloadas. A arrecadação será destinada a instituições como Onçafari, Panthera, Ampara Silvestre, SOS Pantanal, Instituto Libio, Instituto Peabiru e BRC, fortalecendo o trabalho de conservação da onça-pintada na Amazônia
Conheça o ateliê oficial da Jaguar Parade Belém
Inaugurado no dia 11 de setembro, o Ateliê da Jaguar Parade Belém 2025 completou um mês de funcionamento reunindo, a cada semana, artistas plásticos da capital paraense que se revezam no processo de customização de suas onças. Cada obra traz elementos da região amazônica e a identidade de seu autor.
Serviço
Jaguar Parade Belém 2025
Pinturas ao vivo no Ateliê: até 19 de outubro (3° Piso do Boulevard Shopping)
Exposição em Belém: 25 de outubro a 30 de novembro
Leilão da Jaguar Parade: 29 de novembro
Informações: www.jaguarparade.com/belem2025
Leia também:
Deixe um comentário