A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) informou que a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré permanecerá próxima aos fiéis até o dia 26 de outubro, data que marca o encerramento oficial das festividades do Círio de Nazaré 2025.
De acordo com comunicado da DFN, a imagem que está posicionada no altar central da Praça Santuário, foi transferida na noite de domingo (12) para o Círio Musical, realizado na concha acústica da Praça Santuário. Após o evento, a imagem retornou ao altar central, onde seguirá exposta para visitação diariamente das 8h às 21h.
A imagem peregrina
Símbolo máximo da fé dos paraenses, a imagem peregrina representa a devoção à Nossa Senhora de Nazaré, cuja origem remonta ao encontro milagroso feito pelo caboclo Plácido, às margens do igarapé Murutucu. Segundo a tradição, Plácido encontrou a pequena imagem entre as pedras cobertas por trepadeiras e a levou para casa. No entanto, no dia seguinte, ela desapareceu e foi novamente achada no mesmo local onde havia sido encontrada.
O fenômeno se repetiu diversas vezes até que o governador da época mandou guardar a imagem na capela do Palácio do Governo. Mesmo sob vigilância, a imagem voltou a aparecer às margens do igarapé, coberta de orvalho e com carrapichos presos ao manto — sinais que, para o povo, confirmavam o milagre. A partir desse episódio, nasceu a tradição do Círio de Nazaré, que até hoje reproduz o percurso simbólico da santa, da cidade ao seu local sagrado, em duas grandes procissões: a Transladação e o Círio.
Durante todo o mês de outubro, as imagens de Nossa Senhora de Nazaré tomam conta das casas, comércios e espaços públicos. No entanto, é na imagem peregrina que se concentra o maior elo espiritual dos fiéis, que expressam sua fé confeccionando mantos, fitas e réplicas da santa. Já a imagem original, encontrada por Plácido, permanece guardada durante todo o ano no altar principal da Basílica Santuário de Nazaré, sendo posicionada em destaque durante as celebrações do Círio.
Leia também:
Deixe um comentário