Um motorista de caminhão foi preso em flagrante nesta quinta-feira (9) enquanto despejava uma carga de madeira e resíduos às margens da avenida Tucunduba, no bairro do Guamá, em Belém. A ação foi realizada pela Guarda Municipal de Belém (GMB) durante uma operação coordenada pela Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), com apoio das polícias Civil e Militar.
“O veículo estava lançando uma carga de madeira e o motorista foi preso em flagrante. O caminhão foi apreendido e o condutor permanece detido na delegacia. O crime é inafiançável, e o suspeito deve passar por audiência de custódia nesta sexta-feira”, explicou o coronel Marco Lopes, coordenador da operação.
O crime é previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que estabelece pena de até cinco anos de reclusão e multa para quem causar poluição ou descartar resíduos de forma irregular em áreas públicas.
Ponto crítico de descarte
O flagrante ocorreu nas proximidades do Residencial Liberdade, área já identificada como ponto recorrente de despejo ilegal de lixo. Apesar de diversas ações de limpeza promovidas pela Prefeitura de Belém, o local continuava sendo usado para o descarte irregular, o que levou à intensificação da fiscalização.
De acordo com o coronel Marco Lopes, 20 agentes da Guarda Municipal atuam diariamente nos principais pontos de fiscalização — como as avenidas Tucunduba, Perimetral e Bernardo Sayão — para coibir crimes ambientais. A operação também passou a contar com o reforço das polícias Civil e Militar, especialmente durante a noite, quando a maioria das ocorrências vinha sendo registrada.
Desde o início da ação, no final de setembro, dez pessoas já foram presas por descarte irregular, sendo oito em flagrante. As prisões foram registradas nas delegacias do Guamá, Terra Firme, Ademapan e Delegacia de Meio Ambiente (Dema).
600 toneladas de lixo removidas
Segundo o coordenador, a operação foi determinada pelo secretário municipal Cleiton Chaves após a limpeza completa do Residencial Liberdade e da avenida Tucunduba. “Foram retiradas cerca de 60 caçambas de 10 toneladas, totalizando 600 toneladas de resíduos. Agora, a prioridade é fiscalizar e punir quem insiste em descartar lixo de forma criminosa, especialmente nas margens do rio Tucunduba”, destacou o coronel.
A ação faz parte do programa Belém em Ordem, que busca reduzir os pontos de lixo na cidade, garantir melhor segurança sanitária e conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos.
Leia também:
Deixe um comentário