Nesta quarta-feira (8), Israel e Hamas selaram um acordo proposto pelos Estados Unidos para a primeira fase de cessar-fogo em Gaza. A informação foi divulgada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e confirmada por mediadores do cessar-fogo.
O plano de paz foi divulgado pela Casa Branca no final do mês de setembro, apresentando 20 pontos e a previsão da Faixa de Gaza como uma zona livre de grupos armados. Os detalhes da primeira fase do plano, no entanto, não foram divulgados até o momento. Assim, ainda não é possível saber se todos os pontos levantados foram acatados por Israel e pelo Hamas.
Donald Trump afirmou que todos os reféns capturados pelo grupo terrorista Hamas serão libertos. Além disso, o presidente norteamericano também informou que as tropas israelenses ocupantes da Faixa de Gaza serão recuadas para uma linha pré-definida. Trump acredita que a assinatura do acordo representa o início da caminhada em direção a uma paz duradoura.
O conflito entre o estado de Israel e o Hamas teve início há dois anos, em 7 de outubro de 2023, quando o Hamas realizou um ataque que resultou na morte de mais de mil pessoas e no sequestro de 251. Desde então, mais de 60 mil palestinos foram mortos em Gaza. Ao longo destes dois anos, dois acordos de cessar-fogo já foram assinados, mas os tratados duraram poucos dias e não encerraram a guerra em Gaza.
Leia também:
Deixe um comentário