Em julho deste ano, Zeca Pagodinho cedeu um espaço de cerca de oito mil metros quadrados em sua propriedade, localizada em Duque de Caxias (RJ), para o cultivo agroecológico. A ideia partiu do filho do artista, Luiz Carlos, e a área que antes era coberta por pastagens, hoje fornece frutas, legumes e verduras para moradores e cozinhas comunitárias na região.
Em parceria com a EMBRAPA, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o projeto Cidade Sem Fome, o Instituto Zeca Pagodinho também promove a educação socioambiental através do ensino de práticas de cultivo para os moradores, que aprendem técnicas de plantio a fim de tornarem produtivos seus quintais.
No total, a horta comunitária tem 30 alunos fazendo cursos ligados à agricultura e já distribuiu 1 tonelada de alimentos. Sobre a iniciativa, Zeca Pagodinho enxerga a partilha como algo comum: “A vida tem que ser assim, ninguém pode viver sozinho. Tem que ser tudo dividido. É a vida, dividir o que eu ganhei”, afirmou em entrevista ao Globo Rural.
Leia também:
Deixe um comentário