O governador de Goiás e uma das principais lideranças do União Brasil, Ronaldo Caiado, anunciou neste domingo (5) que a Executiva Nacional do partido vai se reunir na próxima quarta-feira (8) para decidir sobre a expulsão do deputado federal e ex-ministro do Turismo, Celso Sabino, por “reiterada infidelidade partidária”. A informação foi publicada por ele nas próprias redes digitais, após tratativas com o presidente nacional da sigla, Antonio de Rueda.
De acordo com Caiado, o encontro também deve deliberar sobre a dissolução do diretório do partido no Pará, estado de origem de Sabino, com o objetivo de promover uma reestruturação interna. O governador afirmou que o União Brasil precisa ser comandado “por quem realmente se posiciona contra o Governo do PT e luta contra a venezuelização do País”.
Após tratativas com o Presidente Antonio de Rueda, comunico que está decidida a realização, na próxima quarta-feira, dia 08/10, de Reunião da Executiva Nacional do União Brasil para decidir a expulsão do Deputado Celso Sabino por reiterada infidelidade partidária.
— Ronaldo Caiado (@ronaldocaiado) October 5, 2025
Na ocasião,…
A publicação ocorre dois dias depois de Sabino, em um discurso durante evento em Belém ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), declarar apoio ao petista e dizer que “nenhum partido vai afastá-lo do povo do Pará”. O gesto do ex-ministro veio após ele entregar a carta de demissão do Ministério do Turismo, atendendo a uma determinação da cúpula do União Brasil para que os filiados deixassem o governo federal.
Sabino chamou Lula de “melhor presidente da história” e afirmou que continuará apoiando o chefe do Executivo, mesmo fora do cargo. A declaração gerou forte reação dentro do partido, que desde setembro vem reforçando o alinhamento à oposição em busca de consolidar uma candidatura de centro-direita nas eleições de 2026.
Com a saída de Sabino, Lula deve anunciar nas próximas semanas um novo nome para comandar o Ministério do Turismo, em meio às tratativas políticas ligadas à COP30 , conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que será realizada em novembro em Belém.
Deixe um comentário