Segundo informado pelo Ministério das Relações Exteriores israelense, diversos barcos com destino à Faixa de Gaza foram interceptados na última quarta-feira (1º). O Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou a presença de pelo menos 10 brasileiros na flotilha, dentre eles está a Deputada Federal Luizianne Lins (PT).
Aproximadamente 44 embarcações constituíam a flotilha humanitária que transportava ajuda para a população palestina em Gaza, mas o número de barcos interceptados não foi divulgado até o momento. Além de Luizianne, o ativista brasileiro Thiago Ávila e a ambientalista sueca Greta Thunberg também estão entre os detidos.
Na noite de quarta-feira (1º), durante a sessão que votava a ampliação da faixa de isenção no Imposto de Renda, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos) disse que pediu apoio ao Itamaraty no contato com as autoridades israelenses. Em nota, o Itamaraty informou que acompanha com “preocupação” o caso.
A interceptação foi comunicada pela própria parlamentar através de um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, no qual afirma ter sido “sequestrada pelas forças de ocupação israelenses e levada contra a minha vontade”. A deputada finaliza pedindo que o governo brasileiro cesse qualquer relação econômica com Israel e a leve para casa.
Leia também:
Deixe um comentário