Mais de 35 mil paraenses participam do Concurso Público Nacional Unificado no Pará neste domingo (05) - Estado do Pará Online

Mais de 35 mil paraenses participam do Concurso Público Nacional Unificado no Pará neste domingo (05)

Belém é o principal polo de aplicação da prova, mas exame será realizado em outras 16 cidades do estado

Reprodução/Redes Sociais.

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) promete movimentar o Pará neste domingo (5). Ao todo, 35.957 pessoas se inscreveram no estado para disputar vagas no serviço público federal. As provas acontecem em 17 municípios paraenses, com 76 locais de aplicação. O maior número de candidatos estará na Faculdade Estácio Belém, que receberá 2.332 inscritos.

A maioria dos participantes no Pará é formada por mulheres: 62,3% das inscrições. Já os homens representam 37,6%. O bloco mais concorrido é o de Regulação, de nível intermediário, com quase 10 mil candidatos.

O concurso também tem forte participação de grupos historicamente excluídos: são mais de 9 mil pessoas negras, quase 300 indígenas, além de 447 quilombolas e 1.162 pessoas com deficiência só no Pará.

Embora existam vagas com lotação no estado — em órgãos como o Instituto Evandro Chagas, ANM, ANTAQ e Marinha —, boa parte dos candidatos busca oportunidades de âmbito nacional, especialmente nas agências reguladoras.

O exame será realizado em cidades como Belém, Ananindeua, Marabá, Santarém, Parauapebas, Altamira e Redenção. No total, o CPNU 2 reuniu mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil, com 3.652 vagas em 32 órgãos federais.

No Pará, os portões fecham às 12h30, e as provas começam à tarde:

  • Nível superior: das 13h às 18h
  • Nível intermediário: das 13h às 16h30

Para entrar, é preciso apresentar documento oficial com foto, físico ou digital nos aplicativos do Gov.br.

Leia também: