A atriz e comediante Berta Loran morreu aos 99 anos, nesta segunda-feira (29), no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pela coluna Fábia Oliveira. A artista estava internada em um hospital particular na capital fluminense.
Nascida em Varsóvia, Polônia, em 1926, Berta imigrou para o Brasil durante a infância para escapar das perseguições contra judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Já no Rio de Janeiro, interessou-se pelas artes e construiu uma carreira sólida na televisão brasileira.
Berta ficou conhecida a partir dos anos 1960 por sua participação em programas de humor que marcaram gerações, como Balança, Mas Não Cai, Escolinha do Professor Raimundo e Zorra Total.
Nos últimos anos, a atriz vivia reclusa e não mantinha contato com a imprensa, conforme confirmado pelo produtor cultural João Luiz Azevedo, autor do livro-homenagem Berta Loran: 90 Anos de Humor. Berta completaria 100 anos em março de 2026.
Seu legado como pioneira da comédia brasileira e referência para novas gerações de atores e humoristas será lembrado como parte importante da história da televisão no país.
Leia também:
Deixe um comentário