Material foi encontrado durante fiscalizações; três pessoas foram presas.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 143 kg de ouro em duas ações distintas realizadas nos estados de Roraima e do Pará, em menos de 48 horas. Três pessoas foram presas.
A primeira apreensão ocorreu na segunda-feira, 4, na BR-401, em Roraima. Policiais rodoviários federais abordaram uma caminhonete e encontraram cerca de 103,35 kg de ouro. O motorista foi preso em flagrante e indiciado por usurpação de bens da União e crimes ambientais.
Na quarta-feira, 6, por volta de 48 horas depois, uma nova apreensão foi registrada na BR-230 (Transamazônica), no município de Altamira, no sudoeste do Pará. Cerca de 40 kg de ouro foram encontrados com dois ocupantes de um veículo. Os suspeitos foram presos e autuados pelos mesmos crimes, além de lavagem de dinheiro.
O material apreendido nas duas ocorrências foi encaminhado ao Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, em Brasília, para perícia. O objetivo é identificar a origem do ouro e a possível presença de elementos contaminantes, como o mercúrio.
A Polícia Federal investiga se há ligação entre os casos e busca identificar as rotas utilizadas para o transporte do minério.
Leia também:
Deixe um comentário