Santa Casa abre seleção para mestrado em Gestão e Saúde na Amazônia - Estado do Pará Online

Santa Casa abre seleção para mestrado em Gestão e Saúde na Amazônia

Profissionais com vínculo na área da saúde podem se inscrever até 1º de setembro

Fundação Cultural do Pará

A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) está com inscrições abertas para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Gestão e Saúde na Amazônia (PPGGSA). O edital completo está disponível no site da instituição.

O curso é voltado para profissionais de qualquer área de graduação, desde que atuem na área da saúde e tenham vínculo empregatício comprovado. Ao todo, estão sendo ofertadas 12 vagas: seis para servidores efetivos da própria Santa Casa e outras seis para ampla concorrência.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet até o dia 1º de setembro, no endereço: https://santacasa.selecao.net.br. O curso é reconhecido pela Capes desde 2012 e une ensino, pesquisa e extensão voltados à gestão e à assistência em saúde.

Coordenadora do programa, Valéria dos Santos destaca que o mestrado tem papel estratégico para o desenvolvimento da saúde na região. “O curso tem um papel essencial no fortalecimento do sistema de saúde da nossa região amazônica, com foco em ensino, pesquisa e extensão voltados tanto para a área da gestão em saúde quanto para a área da assistência.”

Ela também ressalta a importância do novo edital. “Estamos com um edital aberto para seleção de novos alunos com processo seletivo referente à turma 2025, oferecendo uma oportunidade única para profissionais comprometidos com a transformação da saúde pública no estado do Pará e na Amazônia.”

“Aqueles interessados em atuar de forma crítica, propositiva e comprometida deverão verificar nosso edital e se candidatar às nossas vagas. Esta seleção, ao mestrado, fortalece o nosso compromisso com o SUS e o desenvolvimento regional sustentável”, completa Valéria.

A Santa Casa tem ampliado seu papel na formação de profissionais da saúde. Para Erica Cavalcante, diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, a presença de programas de pós-graduação fortalece o hospital como espaço de inovação e aprimoramento.

“O ensino e a pesquisa fazem parte da missão da nossa instituição, que é cuidar das pessoas gerando conhecimento. Temos tido grande apoio da atual gestão da Santa Casa, bem como do Governo do Estado para o avanço do ensino e da pesquisa na instituição”, afirma.

Um exemplo dos resultados do programa é a nutricionista Vanda Marvão, ex-aluna do mestrado. Para ela, a qualificação foi fundamental tanto para o cuidado ao paciente quanto para o crescimento na carreira acadêmica.

“Essa qualificação me oportunizou continuar na carreira acadêmica, considerando que consegui ingressar no doutorado do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), onde concluí meu doutorado”, conta.

Vanda destaca que os orientadores foram tanto da FIOCRUZ quanto do próprio mestrado da Santa Casa. Para ela, o modelo profissional do curso gera impactos reais. “O mestrado, por ser profissional, tem sua importância porque deixa um legado que vai contribuir para a melhoria dos processos de trabalho. Podendo ser um protocolo, um aplicativo, um software etc.”

Leia Mais;