A Prefeitura de Belém anunciou por meio das redes sociais do prefeito Igor Normando, a faixa azul, de uso preferencial para motociclistas na avenida Pedro Álvares Cabral. São 5 km de faixa com o objetivo de melhorar o fluxo do trânsito e garantir mais segurança.
“Belém vai ter faixa preferencial para motociclistas. É um projeto experimental que a prefeitura está fazendo, acompanhando a modernidade de outras capitais… São cerca de 5 km nessa primeira etapa. E, até domingo, as faixas já estarão pintadas, para o motociclista andar nelas, garantindo fluidez no trânsito evitando acidentes”, disse o prefeito.
Igor Normando informou também que na avenida Pedro Álvares Cabral, as faixas de ciclistas também foram refeitas, agora com ida e vinda. “Este é um projeto piloto no município e, conforme a adesão da população, deve ser expandido para outras vias. Vamos respeitar e obedecer à sinalização”, completou o prefeito durante uma vistoria na avenida na noite desta segunda feira (28).
Ver no Threads
Belém acompanha outras cidades
A faixa azul começou a ser testada na cidade de São Paulo em 2022 e atualmente o modelo é replicado por outros municípios, como São Bernardo do Campo e Santo André, no ABC Paulista, e as capitais Salvador e Recife. Com resultados positivos, em São Paulo, a sinalização viária exclusiva para motos, resultou em uma redução de 47,2% nas mortes de motociclistas nos trechos onde a medida foi aplicada. Segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o número de óbitos caiu de 36 em 2023 para 19 em 2024.
Agora o governo federal estuda implantar a obrigatoriedade de faixa azul exclusiva para motos em todo o país a partir de abril de 2026. Para isso, a Senatran tem recebido, a cada três meses, relatórios das cidades brasileiras que já implantaram a faixa
Leia também:
Deixe um comentário