Rua da Ladeira passa por restauro após atos de vandalismo em Belém - Estado do Pará Online

Rua da Ladeira passa por restauro após atos de vandalismo em Belém

Patrimônio recém-reformado foi danificado durante festa no fim de semana; Prefeitura iniciou os reparos na segunda-feira com apoio de equipes da Seinfra e Sezel

Reprodução / Redes Digitais

A Rua da Ladeira do Castelo, no centro histórico de Belém, começou a ser restaurada nesta segunda-feira (7), após ser alvo de vandalismo durante uma festa na noite da última sexta-feira (4). O espaço, que havia sido entregue reformado no fim de junho, teve parte da estrutura pichada e danificada.

O prefeito Igor Normando acompanhou o início dos trabalhos e ressaltou a importância da ação para preservar o patrimônio público. “Não podemos depredar patrimônio público, ir de encontro às leis vigentes na cidade”, afirmou. A obra de recuperação está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra).

Na madrugada de sábado (5), uma equipe da Secretaria de Zeladoria Urbana (Sezel) deu início à limpeza dos pontos pichados, com o apoio de 20 funcionários de uma empresa de limpeza urbana. O trabalho emergencial se concentrou na retirada de pichações e sujeira.

A recuperação inclui a reinstalação da rampa de acessibilidade, a fixação de corrimãos e a limpeza e pintura de bancos danificados. As fachadas dos casarões históricos, que tiveram adesivos colados, passarão por restauração cuidadosa para preservar a cor original, segundo o engenheiro Charles Aragão.

A reforma da Rua da Ladeira foi concluída no dia 24 de junho, junto com a revitalização da Feira do Açaí e da Pedra do Peixe. As obras incluíram intervenções em drenagem, iluminação, pintura e alvenaria, com o objetivo de valorizar o patrimônio histórico e melhorar a estrutura para moradores, comerciantes e visitantes.

Para o vendedor de refeições Josué Cardoso, que trabalha na Feira do Açaí, a resposta rápida foi essencial. “É um alívio presenciar o poder público tomar essas providências para que nós, trabalhadores, possamos atuar em um local limpo e digno”, afirmou.

Leia Mais: