O Papa Leão XIV nomeou, nesta quinta-feira (3), o bispo da diocese de Ponta de Pedras, no arquipélago do Marajó (PA), Dom Teodoro Mendes Tavares, como novo membro do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso da Santa Sé. A decisão reforça a presença brasileira – e amazônica – nos organismos da Cúria Romana que promovem a convivência entre diferentes crenças e tradições religiosas no mundo.
Além de bispo diocesano, Dom Teodoro é presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e tem longa trajetória de atuação voltada à promoção do diálogo entre as religiões.
Nascido em 7 de janeiro de 1964, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, Dom Teodoro ingressou na Congregação dos Missionários do Espírito Santo aos 20 anos, tendo sido ordenado padre em 1993. No ano seguinte, foi enviado em missão ao Brasil, onde atuou por 16 anos na Prelazia de Tefé, no Amazonas.
Em 2011, foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Belém, no Pará, pelo Papa Bento XVI. Já em 2015, foi transferido pelo Papa Francisco para a diocese de Ponta de Pedras, onde atua desde então.
Dom Teodoro tem formação especializada em Ecumenismo, com mestrado obtido no Trinity College, em Dublin (1995), além de ser pós-graduado em Desenvolvimento e Estudos Franceses Modernos. Em sua trajetória pastoral, foi professor de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, responsável por pastorais voltadas a comunidades ribeirinhas e ao diálogo entre igrejas no Pará e no Brasil.
A nomeação de Dom Teodoro ocorre em um momento de crescente atenção da Igreja Católica ao papel da Amazônia na promoção da paz, da justiça e da preservação cultural, e representa o reconhecimento de sua atuação em contextos religiosos e sociais plurais.
Leia também:
Deixe um comentário