Dois servidores de Parauapebas garantem vaga no concorrido concurso da Agência Nacional de Mineração - Estado do Pará Online

Dois servidores de Parauapebas garantem vaga no concorrido concurso da Agência Nacional de Mineração

Considerado o mais difícil entre os concursos das 11 agências reguladoras federais brasileiras, o certame não realizava uma seleção de grande porte desde 2010, quando foram ofertadas 256 vagas.

Dois moradores de Parauapebas foram aprovados no rigoroso concurso da Agência Nacional de Mineração (ANM) para a carreira de especialista em recursos minerais, função que atua como auditor federal na regulação econômica do setor mineral. Considerado o mais difícil entre os concursos das 11 agências reguladoras federais brasileiras, o certame não realizava uma seleção de grande porte desde 2010, quando foram ofertadas 256 vagas.

Neste concurso recente, foram disponibilizadas 180 vagas para especialistas em recursos minerais, distribuídas em 25 capitais do país, além de 40 vagas para analistas administrativos. A carreira oferece remuneração que pode ultrapassar R$ 30 mil mensais, incluindo benefícios como vale-alimentação, conforme o plano de cargos e salários da agência.

O nível do concurso é extremamente elevado, exigindo conhecimentos aprofundados em diversas áreas do Direito e domínio do inglês, comparável a concursos da Receita Federal, Polícia Federal, Banco Central, CGU e AGU. A dificuldade foi tamanha que algumas vagas para os cargos disputados pelos dois parauapebenses não foram preenchidas.

Ambos os aprovados são servidores efetivos da Prefeitura de Parauapebas e representarão o Pará na ANM. Um deles foi aprovado para as vagas imediatas, enquanto o outro está na lista de cadastro reserva, podendo ser convocado durante a validade do concurso.

Na ANM, esses profissionais atuarão na outorga e fiscalização das atividades minerárias, que são a base para a arrecadação dos royalties de mineração, recursos muito valorizados pelos prefeitos municipais da região.

Leia também: