A Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) informou, por meio de nota oficial, que o presidente da entidade, Nélio Aguiar, e a comitiva de gestores municipais que participaram da missão internacional em Israel já estão em rota de retorno ao Brasil. A decolagem rumo ao país ocorreu na manhã desta quarta-feira (18), com previsão de chegada em Natal (RN) por volta das 10h. De lá, Nélio seguirá viagem em voo comercial para Santarém, onde desembarca na manhã de quinta-feira (20).
O retorno foi marcado por uma longa jornada de mais de 33 horas, incluindo uma parada técnica em Cabo Verde, na tarde de segunda-feira (17), para reabastecimento da aeronave e descanso obrigatório da tripulação. Apesar do desgaste físico, o presidente da FAMEP tranquilizou amigos, familiares e gestores municipais: “Estou bem, graças a Deus, aliviado e feliz em poder retornar ao meu país”, declarou.
Ver no Threads
Missão em Israel
A viagem oficial da comitiva paraense aconteceu entre os dias 9 e 18 de junho, a convite do governo de Israel e da Embaixada de Israel no Brasil. A programação incluiu o curso internacional “Muni Israel”, voltado à capacitação de prefeitos e líderes municipais do mundo inteiro. Durante a missão, os gestores participaram de uma série de visitas técnicas, encontros institucionais e da Muni Expo 2025 — maior feira de municipalismo do país — realizada em Tel Aviv.
Entre os temas abordados na agenda estiveram segurança pública local, inovação tecnológica, desenvolvimento sustentável, gestão de recursos hídricos e parcerias entre poder público, universidades e setor privado. A delegação também teve contato com experiências de policiamento comunitário, centros de comando de emergências, programas sociais e soluções para cidades em regiões semiáridas.
Tensão diplomática
A missão foi impactada pela escalada do conflito entre Israel e Irã, o que levou o país do Oriente Médio a declarar estado de alerta vermelho durante o período da viagem. Em nota divulgada no dia 13 de junho, Nélio Aguiar tranquilizou os paraenses e afirmou que seguia todas as orientações de segurança do governo israelense, enquanto aguardava, com expectativa, o apoio da Embaixada do Brasil para viabilizar a saída da delegação.
Com o retorno seguro da comitiva, a FAMEP reforça seu papel de articulação institucional e reafirma o compromisso com o fortalecimento das gestões municipais do Pará, conectando prefeitos e lideranças locais a experiências internacionais que possam ser adaptadas à realidade regional.
A missão teve todos os custos cobertos pelo governo de Israel e integrou o esforço da Federação para promover capacitação, inovação e cooperação entre municípios paraenses e experiências internacionais de sucesso.
Leia também:
Deixe um comentário